Jornal SFB
1° SEMESTRE 2016

30 anos de solidariedade!

Este ano, a Solidariedade França-Brasil está comemorando 30 anos. Ela nasceu no dia 16 de maio de 1986, pelas mãos de um grupo de mulheres francesas e brasileiras que decidiram contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades empobrecidas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

De lá para cá, vivemos as muitas derrotas e conquistas do Brasil pela construção de uma sociedade mais justa e digna. E trabalhamos intensamente para essa construção, com seriedade e transparência, focando nossa atuação para promover o acesso e a qualidade no atendimento à crianças e adolescentes nas áreas de educação e saúde e apoiando a organização popular em torno à garantia e defesa de seus direitos. Assim, em seus projetos, a SFB promoveu, capacitou e fortaleceu diversas comunidades, possibilitando o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e contribuindo para colocar a primeira infância em seu merecido lugar de destaque nas pautas do país.

Nosso atual presidente, João Pedro Gouvêa Vieira Filho, considera o compromisso fundamental que deu origem à instituição e que ainda é decisivo na sua sustentabilidade: “O sucesso da Solidariedade França-Brasil em seus trinta anos, tem origem na convergência de interesses, de pessoas sensíveis de origens diversas, em contribuir na redução do grande desnível social brasileiro. Franceses residentes no Rio de Janeiro, brasileiros com formação em responsabilidade social e lideranças comunitárias no entorno da cidade do Rio de Janeiro. Apoio às crianças desvalidas na área da saúde e educação, única ação possível para reduzir a vergonhosa desigualdade social. É extraordinária a contribuição das pessoas que nada possuem, em prol da melhoria na formação e na dignidade do seu próximo. Esta é a âncora que sustentará o futuro da SFB.”

Cumprimos 30 anos de trabalho com o país envolto em uma crise socioeconômica e política. Uma situação crítica, na qual fazemos valer, ainda mais, nossos aprendizados de tantos anos atuando na micropolítica de forma participativa e democrática, cultivando, acima de tudo, o respeito à vida, à pessoa e à coletividade.

E é nessa mesma perspectiva que continuamos desenvolvendo nossas ações. Nessa edição do Jornal de Bordo, apresentamos algumas delas em destaque nesse ano de 2016 e deixamos registrada uma homenagem à tantas pessoas que nesses 30 anos trilharam e trilham conosco. O nosso profundo agradecimento a tantos “mestres” que encontramos pelo caminho e a todos que fizeram com que a SFB chegasse até aqui para reiterar nosso compromisso de disseminar a solidariedade e a prática cidadã.


PROGRAMA ARTICULAÇÃO POR DIREITOS


Projeto Construindo em Rede

No dia 25 de maio é comemorado o Dia Mundial do Brincar. Para marcar a data e mostrar a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças, 10 instituições de Educação Infantil públicas, comunitárias e particulares de Nova Iguaçu participaram de uma manhã de brincadeiras, realizada no dia 28 de maio 2016.

Projeto Ocupaz

No dia 23 de junho, aconteceu a abertura do Projeto Ocupaz: Formação de Conselheiros Tutelares Orientada para a Cultura de Paz. A abertura contou com a participação de cerca de 60 pessoas. O projeto foi planejado junto à Subsecretaria dos Conselhos Municipais e a formação contará com um conjunto de sete oficinas, tendo como objetivo proporcionar aos participantes uma reflexão crítica sobre a realidade da criança e do adolescente no Brasil.

SFB presente nos Fóruns e Redes

Em relação ao Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro – FPEI/RJ, do qual a SFB participa, o destaque deste semestre foram os espaços abertos aos municípios para apresentar seus avanços e desafios na política de Educação Infantil, em especial, sobre o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação, que prevê a universalização da pré-escola neste ano de 2016.

Além disso, a SFB faz parte da Rede Nacional Primeira Infância. Dentre as atividades nas quais a RNPI esteve envolvida nesse período, destacamos a aprovação do marco legal da primeira infância, representando uma das mais modernas legislações do mundo na promoção do desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade e consolidando muitas bandeiras históricas de organizações que atuam na primeira infância.


PROGRAMA DIREITO À EDUCAÇÃO


Projeto Cultura de Paz

Durante este semestre, a SFB realizou 03 encontros com toda a equipe de profissionais no Centro Social de Educação e Cultura Marambaia dentro do Projeto “Cultura de Paz e Convivência Pacífica”, uma parceria entre as duas instituições neste ano. O Projeto prevê encontros de formação continuada e mobilização comunitária, através de Rodas de Diálogo, Caminhadas pela Paz, palestras, oficinas, encontros e elaboração de uma cartilha com Regras de Convivência Não-Violenta, que será protagonizada pelos jovens participantes do projeto.

Projeto Cuidar, Educar e Brincar

Nos dia 2, 3 e 4 de junho, aconteceu um workshop que proporcionou um intenso mergulho em assuntos relacionados à Cultura de Paz. Participaram profissionais do Centro Social de Educação e Cultura Marambaia e dos Centros Comunitários Jóias de Cristo e Sarita, todos localizados em Nova Iguaçu-RJ. A SFB proporciona momentos como esses, para que os profissionais de educação tenham a oportunidade de refletir e inovar suas práticas e, consequentemente, garantam a melhoria da qualidade nos atendimentos realizados junto às crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Projeto Cuidar, Educar e Brincar: Parceria com a Semed

No dia 8 de junho, realizamos a primeira oficina “Infância e Brincadeira”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias-RJ. Está previsto um ciclo de cinco encontros com professores da Educação Infantil desse município.

Projeto Fortalecendo a Educação Infantil em Rio Piracicaba-MG

No dia 20 de Junho, aconteceu a abertura do projeto Fortalecendo a Educação Infantil, em Rio Piracicaba-MG. O projeto tem iniciativa da Fundação Vale com elaboração e desenvolvimento da SFB e visa contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil no município, tratando de equipar as 8 unidades municipais de educação infantil responsáveis pelo atendimento de mais de 500 crianças entre 0 e 5 anos e promovendo encontros de formação com cerca de 70 profissionais.


DESTAQUES DO PRIMEIRO SEMESTRE


Feijoada do francês

No final de janeiro, a SFB foi convidada a participar da Feijoada do Francês, evento beneficente organizado pela Global Marketing e Eventos. Mais uma vez, Alexis de Vaulx, diretor da agência e parceiro de longa data, escolheu a SFB para que os recursos recolhidos no evento fossem revertidos para os projetos institucionais da SFB.

Campeonato de Atletismo

Em parceria com o Consulado Francês, a SFB levou 35 adolescentes do Centro Social de Educação e Cultura de Marambaia, localizado em Nova Iguaçu para assistir ao Campeonato Ibero Americano de Atletismo, realizado no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, no dia 14 de maio. Os adolescentes foram acompanhados por 05 educadores do Centro Social e todos adoraram participar do evento e torcer pelos atletas brasileiros!

Gastronomia e Solidariedade

No dia 19 de maio, aconteceu, no espaço cultural do Consulado da França no Rio, a primeira palestra do chef francês Roland Villard em prol dos projetos sociais da SFB. A palestra teve uma plateia de 50 pessoas e atraiu um público bem variado. No dia 25 de outubro, no mesmo espaço, o chef Roland nos brindará com outra palestra, dessa vez sobre “A Influência da Cultura Brasileira na Gastronomia Francesa”.

Semana de aniversário

Em homenagem aos 30 anos da SFB, Lepetitjournal.com realizou uma edição especial com entrevistas cruzadas de pessoas chaves, abordando a trajetória da SFB desde a sua criação e os pilares da sua atuação: educação e saúde.

30 anos de amizade França-Brasil

No dia 22 de junho, SFB e Rio Accueil organizaram um evento festivo para comemorar 30 anos de existência, amizade e solidariedade entre a França e o Brasil. Foram 77 pessoas participando dessa festa comum de aniversário. SFB e Rio Accueil apresentaram os seus destaques lembrando as diferentes conquistas respectivas desses 30 anos de existência.


PARCERIAS


Nova sede

Desde fevereiro deste ano, ​a​ SFB está de endereço novo, na Avenida Chile, 500​/19º andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. A cessão desse espaço para nossa sede, configura uma nova modalidade de parceria entre a SFB e a Total, nossa parceria de longa data. Fomos alocados em um espaço com recepção e três ótimas salas, onde fomos muito bem recebidos e acolhidos pela diretoria e funcionários da empresa. Muito obrigada a todos da Total!!

Auditoria 2015

A transparência é fundamental para a SFB. Para isso, submeter nossas contas à auditoria externa é uma ação essencial, para a qual também buscamos parcerias. As contas de 2015 serão auditadas pela empresa EXPERTISA, por iniciativa de seu presidente Jean-Marc Vin, que é, também, tesoureiro de nossa parceira Associação Francesa de Beneficência (AFB).

Mais um ano com o Instituto C&A

Instituto C&A mantém o apoio ao Projeto Construindo em Rede, em 2016! Neste ano, o foco é a sistematização da experiência, o acompanhamento das ações do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu, e a formação de Conselheiros Tutelares da Cidade de Nova Iguaçu-RJ (Projeto Ocupaz).

Doação da AFB

Recebemos a generosa doação de um ​automóvel Citröen, da Associação Francesa de Beneficência (AFB)​​, ​nossa parceira de longa data. O automóvel foi vendido e o valor da venda foi investido nos projetos que desenvolvemos.

Diagnóstico em São Gonçalo

A SFB, em parceria com o Instituto Stimulus, realizou um diagnóstico sobre a situação da Educação Infantil Comunitária em São Gonçalo. Após a compilação das informações e dos dados provenientes das entrevistas, a SFB produziu um relatório com análise e parecer técnico sobre a situação encontrada.

Rio Accueil em prol da SFB

Rio Accueil e SFB nasceram há 30 anos atrás. Ao longo dos anos, as duas associações teceram fortes vínculos. Este ano, a SFB foi a instituição escolhida por Rio Accueil para receber os recursos financeiros arrecadados em suas ações e eventos, como apoio em prol dos projetos voltados à infância! As primeiras ações realizadas pelos membros aconteceram em junho com uma oficina de cozinha e doces e uma venda de livros.

Consulado da França no Rio de Janeiro

A prática da solidariedade entre França e Brasil, tão decisiva na história da SFB, sempre foi legitimada pelo apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro à nossa instituição. E nesse ano, mais uma vez, contamos com esse apoio imprescindível! Além da presença do Sr. Consul Geral, Brice Roquefeuil em nossos eventos institucionais, temos o apoio da sua equipe de comunicação em um trabalho constante de divulgação das nossas ações. A generosa cessão do novo espaço cultural Maison para a organização de alguns de nossos eventos é uma nova forma de apoio que têm nos permitido promover encontros entre as duas culturas e a captação de recursos para nossos projetos sociais.

Jornal de Bordo SFB

Agradecemos ao Igor Bressan da empresa Trilang, que faz o suporte informático da SFB numa parceria de anos, que se ofereceu para realizar, de forma voluntária, a atualização do layout.


Solidariedade França-Brasil
Avenida República do Chile, 500, 19º andar - Centro
Rio de Janeiro - CEP 20031-170
Tel: (00-55)(21) 2580-4048
CNPJ: 29.258.530/0001-16