Jornal SFB
1° SEMESTRE 2017

Mais do que nunca, a Solidariedade é fundamental!

A conjuntura do país continua repleta de desafios, ainda mais no panorama político e socioeconômico frágil, como o que o Brasil vem enfrentando. São momentos difíceis, onde a solidariedade precisa ser mais e mais vivenciada pela sociedade. Felizmente, na SFB, temos contado com o empenho de todos – equipe, diretoria, parceiros e colaboradores – para que as ações em defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes continuem a ser desenvolvidas.

Assim, o primeiro semestre de 2017 foi de muitas atividades. Aconteceram momentos de destaques importantes como:

  • A continuidade do projeto Ocupaz, projeto inovador que está em seu segundo ano, contribuindo com a prática de Conselheiros Tutelares em Nova Iguaçu.
  • A visita do Sr. Embaixador da França, Sr Laurent Bili que nos acompanhou a um Centro Comunitário de Nova Iguaçu, para conhecer e entender melhor nossas ações.
  • O lançamento da publicação Política em Movimento, com a sistematização dos 3 anos do projeto Construindo em Rede que construiu o Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu.
  • A reeleição da Diretoria para o mandato 2017-2019. Para a instituição esse é sempre um momento importante já que, além de um pilar fundamental, a diretoria representa um coletivo rico em diversidade, força e compromisso que sempre somou com as ações realizadas pela equipe técnica em campo.

Destacamos, ainda, a iniciativa de Manuela Biar, fundadora do Chez Manu, que vem compor nossa rede solidária organizando junto com o renomado chef Roland Villard, nosso diretor, um Jantar Beneficente cujos benefícios foram revertidos para nossos projetos sociais.

Nessa edição do Jornal, apresentamos todas as atividades e eventos que aconteceram neste primeiro semestre. Para saber mais sobre as últimas notícias, convidamos você a acessar nosso site: www.sfb.org.br e nos acompanhar curtindo nossa página Facebook.


PROGRAMA ARTICULAÇÃO POR DIREITOS


Projeto Construindo em Rede

  • Mês do Brincar: Atividades para crianças nas praças de Nova Iguaçu.
  • Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com 150 pessoas.

Projeto Ocupaz ano 2

Roda de diálogo sobre Cultura de Paz com 50 Conselheiros Tutelares participando. Apresentação do conteúdo e do cronograma das diferentes ações previsatas para 2017.

Projeto Ocupaz ano 2 

4 oficinas envolvendo mais de 40 pessoas nos temas:

PROGRAMA DIREITO A EDUCAÇÃO


Projeto Cuidar, Educar e Brincar

Formação continuada para as professoras das escolas municipais de Duque de Caxias.

  • Roda de leitura com participação de 30 crianças e distribuição de livros (Artigo Roda).
  • Oficina Infâncias e Brincadeiras com participação de 100 professoras (Artigo Oficina).

Projeto Cuidar, Educar e Brincar

Formação continuada para as professoras das escolas municipais de Duque de Caxias.

  • Oficina Transversalidade e Interdisciplinaridade na 1ª Infância com participação de 70 professoras (Artigo Oficina).
  • Oficina Neurociência na Educação Infantil com 91 professoras.(Artigo Officina).

Projeto Cuidar, Educar e Brincar

Formação continuada para as educadoras de centros comunitários de educação infantil.

  • Oficina Estudos de Caso na 1ª Infância com participação de 35 educadoras (Artigo Oficina).
  • Oficina Cultura Popular e Educação Popular com participação de 30 educadoras(Artigo Oficina).

Projeto Cultura de Paz

Continuidade do projeto com o Centro Social de Educação e Cultura Fé e Alegria, Marambaia em Nova Iguaçu. Neste primeiro semestre aconteceram oficinas, rodas de diálogo e trabalhos sobre Estudo de Casos.​

Projeto Fortalecendo a Educação Infantil em Rio Piracicaba-MG

Apresentação do projeto à nova gestão municipal, articulação e visita técnica nas escolas que foram beneficiadas com equipamentos, materiais e qualificação de profissionais, durante o projeto no ano passado.


DESTAQUES DO PRIMEIRO SEMESTRE


Relatório Anual SFB 2016

Lançamento do Relatório Anual SFB 2016 apresentando todas as ações, resultados e impactos dos projetos.

Visita do Embaixador da França Sr Laurent Bili 

O Sr Laurent Bili foi conhecer o projeto Cultura de Paz realizado no Centro Social Marambaia, em Nova Iguaçu. O projeto trabalha temas tais como empatia, tolerância e gestão de conflitos com educadores, crianças, jovens, famílias e comunidade.

Política em Movimento

Evento de lançamento da publicação Política em Movimento marca o encerramento do Projeto Construindo em Rede em Nova Iguaçu. Reuniu 70 participantes e 15 crianças. 

Eleição Nova Diretoria SFB 2017-2019

Para a instituição esse é sempre um momento importante já que, além de um pilar fundamental, a diretoria representa um coletivo rico em diversidade, força e compromisso que sempre somou com as ações realizadas pela equipe técnica em campo.

Jantar Beneficente em prol da SFB

O renomado chef francês Roland Villard e a Manuela Biar, fundadora do Chez Manu, convidaram 24 pessoas para participar, assistindo e preparando os pratos, degustar vinhos e relaxar. A noite fechou num jantar agradável na casa aconchegante da Manuela Biar.


PARCERIAS


Projeto Cultura de Paz ano 2

Renovação da parceria com a Fundação Fé e Alegria Centro Social Marambaia, em Nova Iguaçu. A continuidade do Projeto Cultura de Paz baseia-se em Encontros de Estudos de Casos, Oficinas de Formação Continuada, além da realização de Rodas de Diálogo com os responsáveis das crianças atendidas sobre temas voltados para as relações interpessoais e familiares.

SME Duque de Caxias

Renovação da parceria com a Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias – RJ (SEMED).

Objetivo: contribuir para a qualidade do atendimento de crianças e adolescentes oferecendo qualificação às professoras da rede pública.

Parceiros financeiros

A SFB agradece as empresas e instituições que renovaram o apoio financeiro neste primeiro semestre, tais como: Total, Fondation Engie, Ipiranga, Fenig, Minerva e a ONG AED.


Solidariedade França-Brasil
Avenida República do Chile, 500, 19º andar - Centro
Rio de Janeiro - CEP 20031-170
Tel: (00-55)(21) 2580-4048
CNPJ: 29.258.530/0001-16