SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Juntos podemos fazer muito mais!

Começa o projeto Educação Infantil em Itabira

Aconteceu no dia 27/10/2017, das 8h às 12h, o Seminário de Abertura do projeto Educação Infantil em Itabira, Minas Gerais, no espaço da Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade. Participaram 240 pessoas, entre profissionais das unidades de creche e pré-escola, gestores da Secretaria Municipal de Educação e convidados.

Este projeto é uma iniciativa da Fundação Vale, com concepção e desenvolvimento da SFB e parceria da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento na Educação Infantil, especificamente do segmento de creche, direcionado à crianças de 0 a 3 anos.

A mesa de abertura contou com a fala do Sr. José Gonçalves Moreira, Secretário Municipal de Educação de Itabira, Carla Vimercate, especialista da área de Educação da Fundação Vale, Suzete Younes Ibrahim, gerente de programa social da Solidariedade França-Brasil e Letícia de Oliveira, Relacionamento Institucional da Vale.

Em seguida, na mesa técnica, Suzete Younes Ibrahim, coordenadora do projeto, apresentou os fundamentos, a metodologia, ações e resultados previstos neste projeto com duração de 1 ano.

Também compôs esta mesa o coordenador pedagógico do projeto, Ramon Santana de Aguiar, que abordou os “Olhares sobre a Educação Infantil”, destacando a importância da infância e do olhar do educador nos processos educativos.

Na segunda parte desse encontro, as profissionais das unidades de educação infantil se reuniram por categoria para dar início à ação diagnóstica do projeto, organizando em um questionário diversas informações sobre seu perfil e prática cotidiana.

Visitas às unidades de creche já estão programadas para o início de novembro.

O projeto prevê os seguintes produtos:

  • Diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil.
  • Equipamento de 18 unidades de creche.
  • Qualificação dos profissionais de creche.
  • Promoção de reflexão e troca de conhecimento entre profissionais de diferentes unidades educativas de creche e pré-escola.

 

   

   

 

Publicado em 31 outubro 2017