SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Mais uma parceria com a Fundação Vale!

Mais um impacto do PMPI-Nova Iguaçu

O Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu (PMPI-NI) ganha centralidade nas ações da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu – Semed, por intermédio da Gerência de Educação Infantil, organizou várias atividades alusivas à Semana Nacional de Educação Infantil. A abertura da semana ocorreu no dia 21/08/2017, na Universidade Estácio de Sá – Polo Nova Iguaçu, com o tema “Reflexões sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância”, com a presença da Secretária de Educação Rojane Calife Jubram Dib, da Gerente de Educação Infantil Jordania Rocha de Queiróz Guedes, dentre outros gestores, e dos(as) diretores(as) das mais de 130 unidades municipais e conveniadas que atuam na primeira etapa da Educação Básica.

Para discorrer sobre o tema foram convidados os responsáveis pela dinamização do Plano na Cidade: Edson Cordeiro dos Santos, da Solidariedade França-Brasil e Flávio Médici da Silva e Andréa Salustriano de Oliveira, que atualmente atuam na Subsecretaria dos Conselhos Municipais – SSCM, sendo apresentado o PMPI-Nova Iguaçu e a experiência do Projeto Construindo em Rede, dinamizado pela SFB, entre os anos de 2013 e 2016.

Nos três anos relatados, contou-se com a participação de quase 500 adultos e mais de 400 crianças, representando diversas organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, em diversas instâncias de discussão, tais como: encontros, grupos de trabalho, seminários etc., com o Plano sendo aprovado pelo CMDCA e por Lei Municipal.

Na ocasião, a Semed informou que a atual gestão busca no seu planejamento a concretização das deliberações previstas no PMPI, que para Edson Cordeiro representa “uma grande força do Projeto Construindo em Rede na Cidade, pois, a continuidade das ações previstas no Plano mostra que o projeto foi efetivo, gerando impactos positivos na vida das crianças iguaçuanas”. Durante a exposição, com apoio de vídeos, foi ressaltada a importância da atuação na primeira infância como uma estratégia comprovadamente mais eficaz para promover o desenvolvimento da pessoa, da sociedade e do país. O Subsecretário Flávio Médici encerrou o encontro relembrando aos presentes as várias formas de participar da implementação do Plano, tais como: “monitorando a implementação das ações do PMPI, exercendo o controle social sobre o orçamento municipal, mobilizando a sociedade iguaçuana em torno do Plano e cumprindo e ajudando a cumprir as ações deliberadas”.

Os participantes do evento receberam o livro Política em Movimento, com a sistematização do Projeto. A versão eletrônica está disponível aqui para download.

   

Publicado em 23 agosto 2017