SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Apoio ás iniciativas comunitárias

DSC_0635

OBJETIVO DO PROGRAMA

  • Formação colaborativa dos educadores: troca de experiência e conhecimentos para reforçar a qualidade do trabalho educativo.
  • Promoção para uma Cultura de Paz: respeito, escuta, não-violência.
  • Reformas e equipamento de escolas.

AÇÕES DO PROGRAMA

  • Projeto Cuidar, Educar e Brincar

Formação continuada de educadores comunitários e professores da rede minicipal em diversos temas relacionados à infância, com foco na  metodologia da Educação Popular, na importância do lúdico e do afeto no desenvolvimento infantil.

Em 2016, foram 43 instituções educativas envolvidas (creches, escolas municipais e Centros Integrados de Educação Pública – Cieps), 78 professores participando e 1560 crianças beneficiadas indiretamente.

  • Projeto Cultura de Paz

Este projeto visa a promoção de práticas voltadas para a Cultura de Paz no cotidiano de educadores, jovens, pais e comunidade. Tais práticas se relacionam ao desenvolvimento de atitudes e habilidades sociais importantes na resolução de conflitos (empatia, assertividade, diálogo, cooperação) e no resgate de valores humanos.

Em 2016, foram 19 profissionais do Centro Fé e Alegria e 15 jovens do grupo Protagonismo Juvenil Organizado – PJO envolvidos no projeto, 250 crianças e 80 famílias beneficados. 

Acesse a publicação: Que Mundo Você Quer? Experiências em Educação pela Paz com Educadoras da Baixada Fluminense

  • Projeto Fortalecendo a Educação Infantil em Rio Piracicaba-MG

O projeto foi elaborado e desenvolvido pela SFB por iniciativa da Fundação Vale, considerando o recorte específico da Educação Infantil do município de Rio Piracicaba – MG. Trata de equipar as unidades municipais de Educação Infantil e qualificar os profissionais. Os recursos disponibilizados consideram pressupostos do desenvolvimento e da Educação Infantil, inclusive questões de segurança e salubridade.

Em 2016, foram 527 crianças entre 6 meses e 5 anos de idade e 81 profissionais da educação infantil de Rio Piracicaba beneficiadas e 8 unidades municipais de educação infantil equipadas. Realização do diágnostico da situação da educação infantil em Rio Piracicaba – MG.  Accesse o diágnostico aqui

  • Projeto Educação Infantil em Itabira-MG 

Este projeto é uma iniciativa da Fundação Vale, com concepção e desenvolvimento da SFB e parceria da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento na Educação Infantil, especificamente do segmento de creche, direcionado à crianças de 0 a 3 anos. Acesse o Seminário de Abertura aqui