SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Nova diretoria da SFB!

O Olhar e a Voz da Criança sobre o Mundo

O Projeto “O Olhar e a Voz da Criança sobre o Mundo” foi desenvolvido no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, em março e abril de 2018 pela Solidariedade França-Brasil.

O projeto teve como objetivo atuar diretamente com as crianças, através de vivências em oficinas com temas em Educação e Saúde.

O Projeto atendeu um total de 140 crianças (de 2, 3 e 4 anos e de 8 a 13 anos de idade) da instituição comunitária Nossa Senhora das Graças, situada no “Bairro Vila Ideal”, localizada no centro de Duque de Caxias.

Quando as crianças têm oportunidade para pensar e decidir coletivamente sobre aspectos do cotidiano que despertam seus interesses, começam a exercer a cidadania na dimensão de sua faixa etária. Sentem-se mais integradas ao ambiente educativo e tornam concreto o sentido de coletividade.

Assim, as bases da cidadania são construídas e vivenciadas na prática e transformam-se em aprendizagens para a vida. Valorizando “O olhar e a voz das crianças sobre o mundo”, estamos preparando crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. O projeto teve apoio financeiro da empresa EDF Norte Fluminense e da ONG francesa AED. As empresas Granado e Colgate doaram material de higiene para as 140 crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre o projeto, baixe aqui o Relatório Final.

Imagem de Amostra do You Tube

 

Publicado em 29 maio 2018