SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Coquetel SFB 2018

Seminário “Ser do Brincar” – Práticas em Educação Infantil

No último dia 06 deste mês de novembro, reunimos 320 profissionais para a realização do Seminário “Ser do Brincar – Práticas em Educação Infantil”.

O Seminário marca o final do ciclo de formação do projeto Educação Infantil em Itabira[1], que envolveu diversos profissionais, de gestão, sala de aula e equipes de apoio, com diferentes atuações no atendimento a 3300 crianças de 0 a 5 anos na Rede Municipal.

Na mesa de abertura do encontro, o professor José Gonçalves Moreira, Secretário Municipal de Educação; a Superintendente Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Auxiliadora Almeida; Mariana Pedroza, analista de responsabilidade social e gestora do projeto na Fundação Vale e Suzete Younes Ibrahim, coordenadora de programas sociais da Solidariedade França-Brasil e responsável pela coordenação geral deste projeto.

“O encontro é a culminância de um trabalho realizado ao longo de um ano. O projeto continua, mas, agora, em nossas mãos. Todos estes profissionais servirão de multiplicadores dos conhecimentos que obtivemos”, expôs o Secretário Municipal de Educação.

Após a abertura, Eduarda Diniz Mayrink e Tatiana Silva Guimarães Cota, professoras e pedagogas, relataram sua experiência os Avanços e desafios na Educação Infantil de Rio Piracicaba, onde atuam atualmente na rede municipal como coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.

O relato de todo o processo foi uma rica oportunidade de troca entre os municípios da mesma região, gerando interesse e participação dos presentes no espaço reservado para perguntas.

Em seguida, Adriana Torres Máximo Monteiro, Mestre e doutora em Educação, coordenadora da Educação Infantil da escola Balão Vermelho e professora da PUC Minas, fez uma apresentação sobre Educar, Cuidar e Brincar na Educação Infantil, trazendo questões e exemplos muito concretos de práticas e possibilidades pedagógicas.

Encerrando o encontro, o pedagogo Ramon Santana de Aguiar, Doutor em Artes, professor da UEMG e coordenador pedagógico do projeto Educação Infantil em Itabira, trouxe, em uma performance, reflexão …sobre o Ser e o Brincar…  marcando, mais uma vez, a proposta lúdica e dialógica do projeto.

Gostaríamos de agradecer à Secretaria de Meio Ambiente que acolheu as oficinas de creche, à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade pela cessão do espaço para a realização dos seminários do projeto, assim como, às tantas mãos que se somaram para a realização de suas ações. É a continuidade de uma verdadeira parceria que se estabeleceu durante toda a realização desse projeto, em toda a Rede Municipal de Educação Infantil de Itabira.

Essa parceria continua, na fase atual, de recepção e distribuição de materiais que serão aportados pelo projeto para equipamento das 18 unidades de creche e as 23 de pré-escola da rede municipal.

[1] Este projeto é de iniciativa da Fundação Vale, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e é desenvolvido pela Solidariedade França-Brasil com o objetivo de promover a qualidade do atendimento em Educação Infantil no município.

 

 

 

Publicado em 21 novembro 2018