SFB – Solidariedade França Brasil - Pelo direito da criança à educação

Juntos podemos fazer muito mais!

Seminário SME: Relatos de Experiências

Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação no município de Duque de Caxias, a Solidariedade França-Brasil realizou, no dia 28 de novembro, o último encontro que encerrou o ciclo de oficinas de formação com professores da Educação Infantil da rede municipal.

O Seminário contou com a participação de 50 professoras e abordou o tema de “Estudo de Casos e a Primeira Infância”.

Todas as professoras participantes tiveram a oportunidade de avaliar todos os encontros de formação e apresentar suas práticas a partir dos conteúdos estudados durante as oficinas nos seguintes temas: Infância e Brincadeira; Interdisciplinaridade e Transversalidade; Neurociência na Educação Infantil; Cultura Popular e Educação Popular e Estudos de Casos na Primeira Infância.

O objetivo do Seminário foi:

  • Avaliar todo o processo de formação.
  • Apresentar e debater as atividades que foram replicadas na sala de aula com as crianças.
  • Refletir criticamente sobre as questões que reverberam após as oficinas.

Também foram realizadas diversas dinâmicas e trabalhos em grupo, para que as educadoras participando de um encontro onde pudessem experienciar, discutir, refletir e avaliar todo o trabalho deste ano.

Cerca de 10 relatos de educadoras foram apresentados sobre temas como diversidade, preconceito, brincadeira, cultura, desenvolvimento infantil, etc.

A facilitadora do encontro que proporcionou um dia de significativas experiências, Sônia Cristina Santoro Faber é graduada em Educação Física pela UGF, pós-graduada em Literatura Infanto-Juvenil pela UFRJ e em Gênero e Sexualidade pela UERJ. Trabalha como professora de educação física no município do Rio de Janeiro e como arte educadora no Instituto de Artes Tear.

  

   

 

    

  

Publicado em 4 dezembro 2017